PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL PROFª ELZA FARIAS K. REAL
PROJETO
REVITALIZAÇÃO DA ESCOLA
ELZA
FARIAS
Dourados-MS
Maio
a Novembro de 2012
PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL PROFª ELZA FARIAS KINTCHEV REAL
PROJETO
REVITALIZAÇÃO DA ESCOLA
ELZA
FARIAS
Projeto a ser executado por esta
Unidade Escolar como subprojeto do Projeto Qualidade de Vida que é
ação inerente ao Projeto Político Pedagógico.
Dourados-MS
Maio
a Novembro de 2012
Murilo Zauit
Prefeito Municipal
Valteir Betoni
Secretário Municipal de Educação
Marinete Nelvo Nunes
Diretora de Departamento de Ensino
Ana Elza Menezes Nóia Silva
Diretora da Escola
Doraci da Luz Gonsalves
Eunice Paes Barros
Angela Ferreira dos Santos Rossin
Sidinéia Freitas de Oliveira Stropa
Sonia Maria Borges de Oliveira
Coordenação Pedagógica
Maria Cristina Pereira Dourado
Presidente do Colegiado Escolar
1
APRESENTAÇÃO
O espaço físico escolar
relaciona-se ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem,
no que se refere a construção de conhecimento, à formação de
personalidades e de relações sociais, o que o torna um ambiente
educativo por natureza.
Uma escola sem uma
estrutura física adequada pode criar no aluno a sensação de
abandono e de desvalorização da educação pelo Estado e até mesmo
pela sociedade.
Desta forma, sua
estrutura física deve ser atrativa aos alunos para que possam
sentir-se à vontade para desenvolverem suas atividades educativas,
suas relações de convívio e de construção de laços afetivos com
colegas, professores e funcionários.
Além disso, o
espaço físico deve proporcionar complementação aos conhecimentos
trabalhados em sala de aula mediante sua utilização e organização.
2 JUSTIFICATIVA
A realização deste projeto se
justifica mediante três fatores, que são: a) a assertiva sobre o
caráter educativo do ambiente físico escolar; b) por
vezes, deparamo-nos com atos de alguns alunos que não demonstram um
comportamento desejável em relação a preservação desse ambiente;
e c) o prédio escolar demanda reparos e pintura urgentes.
Sabedores desses fatores e preocupados
em promover melhorias no ambiente físico escolar surgiram propostas
de ações por parte do prof. Rosemir Delgadilho de Oliveira
(Secretário Escolar) e da profª Filomena de Oliveira de Souza
(profª de Ciências) voltadas, respectivamente, para o aspecto
físico e ecológico. Professor Rosemir preocupado com a aparência
física da escola apresentou uma proposta de ações voltadas para a
realização de pintura das paredes, da criação de espaços
criativos para exposição de desenhos e frases feitas pelos alunos e
revitalização da jardinagem. Concomitante, a professora Filomena
propôs realizar atividades, com os alunos, voltadas para criação
de espaços ecológicos no pátio da escola, criação de processos
de compostagem, representação dos biomas brasileiros, plantio de
mudas diversas, feito de xadrez humano, entre outras.
A equipe escolar acatou as propostas,
o que resultou neste projeto intitulado “Revitalização da Escola
Elza Farias”. A realização das ações conta com a participação
de todos os professores que farão estudos e atividades com os
alunos, a direção, a coordenação e os funcionários da escola.
3
OBJETIVOS
Objetivo
Geral:
Promover a conscientização e o senso
de preservação do ambiente físico escolar de forma educativa e
prazerosa.
Objetivos Específicos
1- Participar ativamente dos estudos e
das atividades voltadas para a recuperação e preservação das
áreas verdes da escola.
2- Compreender que o prédio escolar é
um patrimônio público que deve ser respeitado e preservado por seus
usuários.
3-
Conhecer o aspecto legal no que se refere a preservação do
patrimônio público.
4-
Pesquisar sobre a história da escola e comemorar a data de seu
aniversário.
5-
Criar a bandeira da escola.
6-
Realizar pinturas nos muros da escola com desenhos pertinentes as
diversas áreas/conteúdos.
4
PROCEDIMENTOS GERAIS
As
etapas de elaboração do projeto são:
-
reunião com toda a equipe escolar para apresentação da proposta e
projeção das ações que cada professor/área poderá fazer;
-
reunião com os professores de cada área, em hora atividade, para
definir as ações específicas da área, os prazos, e as turmas que
serão envolvidas;
-
reunião com todos os professores para repasse das ações definidas
por área e organização do lançamento do projeto;
-
elaboração da redação final do projeto.
PROJETO
REVITALIZAÇÃO 2012 – CRONOGRAMA
PROCESSO
DE ELABORAÇÃO E EXCUÇÃO DO PROJETO
|
||||
AÇÃO
|
DATA
|
RESPONSAVEL
|
DETALHAMENTO
DA AÇÃO
|
PARTICIPANTES
|
Exposição das
propostas
|
01/03/12
|
Rosemir
Filomena
|
As
propostas foram apresentadas para toda a equipe escolar.
|
Equipe
escolar
|
Elaboração do
projeto
|
Março/Abril
Maio
|
Sonia
|
Organizar
e realizar as reuniões.
Colaborar
na projeção das ações por área.
Digitar o
projeto.
|
|
Reunião Hora
Atividade
|
Março
|
Coordenadoras
|
As propostas
foram relembradas e houve sugestões de ações aos
professores/áreas.
|
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Formação
continuada
|
30/04/12
|
Coordenação
e Direção
|
Definir
(retomar) as ações e responsabilidades
|
|
Hora Atividade
|
Inicio
de maio
|
Coordenação
|
Fechar as ações
que cada área/professor irá fazer
|
|
Lançamento
oficial do Projeto
|
23/05/12
|
Rosemir
e Sonia
Apoio
Direção e
Coordenação
Participação
SESC
|
Abertura:
-
apresentação de dança pelos alunos do Mais Educação
-
exposição do objetivo do projeto
- exposição de
fotos da escola feitas pelos alunos do 9ºA
|
Equipe
escolar e alunos
|
Encerramento
|
Novembro
|
Rosemir
e Sonia
Apoio
Direção e
Coordenação
|
À combinar
|
|
DETALHAMENTO
DAS AÇÕES
|
||||
Pintura da
escola
|
Março,
abril e maio
|
Rosemir
e Mauro
|
|
|
História da
Escola Elza Farias
|
Maio
a agosto
|
Cristina
|
Pesquisa
sobre a história da escola e do seu nome.
Elaboração
de painel “Meu cantinho preferido na Escola”
Produção
de placa com informações do histórico da escola.
|
7º
A e B
|
Concurso de
frases e ilustrações sobre a escola
|
Até
20 de maio
|
Andréia
e Gilmara
|
Trabalhar
em sala sobre os cuidados com a escola para realizar o concurso
|
6º
anos
Matutino
e vespertino
|
Feitio da
compostagem aberta
|
A
partir de maio
|
Daniel
|
Organização
do espaço da compostagem
Acompanhamento
|
6º
e 7 º anos
|
Plantio de
marcélia
|
|
Filomena
|
|
|
Montagem do
xadrez humano
|
Junho
|
Izabel
|
Esquadrejar
o espaço escolhido para o feito do tabuleiro (grama) do xadrez
humano.
|
9º
ano
|
Programa de
incentivo à manutenção da escola
|
Maio
a novembro
|
Direção
e Coordenação
|
Direção e
coordenação (reunir-se para definição das normas do concurso).
|
Vespertino
(Elza, Lurdes e Alessandra)
Matutino
(????)
|
Poemas sobre
cuidados e valorização da escola
|
|
Sidnei
|
|
Turma?
|
Mapa dos biomas
|
Maio
|
Rael
e Rosemir
|
Pintar
o mapa de biomas no pátio
Plantar vegetais
específicos de cada bioma, distribuídos no pátio conforme sua
localização geográfica (ponto cardeal) correspondente.
|
8º
e 9º
|
Bandeira da
Escola
|
Maio
e junho
|
Conceição
Sammer
|
Concurso
de criação da bandeira da escola
(cores do
município são azul e amarelo, ver uma terceira cor para ser a da
escola)
|
6º
ao 9º
Matutino
e vespertino
|
Patrimônio
Público
|
Maio
e junho
|
Sueli
(ensino
religioso)
|
Estudar
o que é patrimônio público e sua Legislação
Produzir uma
legislação de cuidados internos do patrimônio escolar
|
7º,
8º e 9º
Vespertino
|
Matemática na
escola
|
Junho
|
Débora
|
Produção de
desenhos sobre elementos da matemática (geometria, símbolos etc)
|
6º
ano
Matutino
e vespertino
|
|
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|
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|
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