sexta-feira, 29 de junho de 2012


PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL PROFª ELZA FARIAS K. REAL










PROJETO REVITALIZAÇÃO DA ESCOLA
ELZA FARIAS















Dourados-MS
Maio a Novembro de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL PROFª ELZA FARIAS KINTCHEV REAL














PROJETO REVITALIZAÇÃO DA ESCOLA
ELZA FARIAS



Projeto a ser executado por esta Unidade Escolar como subprojeto do Projeto Qualidade de Vida que é ação inerente ao Projeto Político Pedagógico.



















Dourados-MS
Maio a Novembro de 2012

Murilo Zauit
Prefeito Municipal


Valteir Betoni
Secretário Municipal de Educação


Marinete Nelvo Nunes
Diretora de Departamento de Ensino


Ana Elza Menezes Nóia Silva
Diretora da Escola


Doraci da Luz Gonsalves
Eunice Paes Barros
Angela Ferreira dos Santos Rossin
Sidinéia Freitas de Oliveira Stropa
Sonia Maria Borges de Oliveira
Coordenação Pedagógica


Maria Cristina Pereira Dourado
Presidente do Colegiado Escolar









1 APRESENTAÇÃO

O espaço físico escolar relaciona-se ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, no que se refere a construção de conhecimento, à formação de personalidades e de relações sociais, o que o torna um ambiente educativo por natureza.
Uma escola sem uma estrutura física adequada pode criar no aluno a sensação de abandono e de desvalorização da educação pelo Estado e até mesmo pela sociedade.
Desta forma, sua estrutura física deve ser atrativa aos alunos para que possam sentir-se à vontade para desenvolverem suas atividades educativas, suas relações de convívio e de construção de laços afetivos com colegas, professores e funcionários.
Além disso, o espaço físico deve proporcionar complementação aos conhecimentos trabalhados em sala de aula mediante sua utilização e organização.

2 JUSTIFICATIVA

A realização deste projeto se justifica mediante três fatores, que são: a) a assertiva sobre o caráter educativo do ambiente físico escolar; b) por vezes, deparamo-nos com atos de alguns alunos que não demonstram um comportamento desejável em relação a preservação desse ambiente; e c) o prédio escolar demanda reparos e pintura urgentes.
Sabedores desses fatores e preocupados em promover melhorias no ambiente físico escolar surgiram propostas de ações por parte do prof. Rosemir Delgadilho de Oliveira (Secretário Escolar) e da profª Filomena de Oliveira de Souza (profª de Ciências) voltadas, respectivamente, para o aspecto físico e ecológico. Professor Rosemir preocupado com a aparência física da escola apresentou uma proposta de ações voltadas para a realização de pintura das paredes, da criação de espaços criativos para exposição de desenhos e frases feitas pelos alunos e revitalização da jardinagem. Concomitante, a professora Filomena propôs realizar atividades, com os alunos, voltadas para criação de espaços ecológicos no pátio da escola, criação de processos de compostagem, representação dos biomas brasileiros, plantio de mudas diversas, feito de xadrez humano, entre outras.
A equipe escolar acatou as propostas, o que resultou neste projeto intitulado “Revitalização da Escola Elza Farias”. A realização das ações conta com a participação de todos os professores que farão estudos e atividades com os alunos, a direção, a coordenação e os funcionários da escola.

3 OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Promover a conscientização e o senso de preservação do ambiente físico escolar de forma educativa e prazerosa.

Objetivos Específicos
1- Participar ativamente dos estudos e das atividades voltadas para a recuperação e preservação das áreas verdes da escola.
2- Compreender que o prédio escolar é um patrimônio público que deve ser respeitado e preservado por seus usuários.
3- Conhecer o aspecto legal no que se refere a preservação do patrimônio público.
4- Pesquisar sobre a história da escola e comemorar a data de seu aniversário.
5- Criar a bandeira da escola.
6- Realizar pinturas nos muros da escola com desenhos pertinentes as diversas áreas/conteúdos.

4 PROCEDIMENTOS GERAIS
As etapas de elaboração do projeto são:
- reunião com toda a equipe escolar para apresentação da proposta e projeção das ações que cada professor/área poderá fazer;
- reunião com os professores de cada área, em hora atividade, para definir as ações específicas da área, os prazos, e as turmas que serão envolvidas;
- reunião com todos os professores para repasse das ações definidas por área e organização do lançamento do projeto;
- elaboração da redação final do projeto.
PROJETO REVITALIZAÇÃO 2012 – CRONOGRAMA

PROCESSO DE ELABORAÇÃO E EXCUÇÃO DO PROJETO

AÇÃO
DATA
RESPONSAVEL
DETALHAMENTO DA AÇÃO
PARTICIPANTES
Exposição das propostas
01/03/12
Rosemir
Filomena
As propostas foram apresentadas para toda a equipe escolar.
Equipe escolar
Elaboração do projeto
Março/Abril
Maio
Sonia
Organizar e realizar as reuniões.
Colaborar na projeção das ações por área.
Digitar o projeto.

Reunião Hora Atividade
Março
Coordenadoras
As propostas foram relembradas e houve sugestões de ações aos professores/áreas.

Formação continuada
30/04/12
Coordenação e Direção
Definir (retomar) as ações e responsabilidades

Hora Atividade
Inicio de maio
Coordenação
Fechar as ações que cada área/professor irá fazer

Lançamento oficial do Projeto


23/05/12
Rosemir e Sonia
Apoio Direção e
Coordenação
Participação SESC

Abertura:
- apresentação de dança pelos alunos do Mais Educação
- exposição do objetivo do projeto
- exposição de fotos da escola feitas pelos alunos do 9ºA
Equipe escolar e alunos
Encerramento
Novembro
Rosemir e Sonia
Apoio Direção e
Coordenação
À combinar


DETALHAMENTO DAS AÇÕES
Pintura da escola
Março, abril e maio
Rosemir e Mauro


História da Escola Elza Farias
Maio a agosto
Cristina
Pesquisa sobre a história da escola e do seu nome.
Elaboração de painel “Meu cantinho preferido na Escola”
Produção de placa com informações do histórico da escola.

7º A e B
Concurso de frases e ilustrações sobre a escola
Até 20 de maio
Andréia e Gilmara
Trabalhar em sala sobre os cuidados com a escola para realizar o concurso

6º anos
Matutino e vespertino
Feitio da compostagem aberta
A partir de maio
Daniel
Organização do espaço da compostagem
Acompanhamento

6º e 7 º anos
Plantio de marcélia

Filomena


Montagem do xadrez humano
Junho
Izabel
Esquadrejar o espaço escolhido para o feito do tabuleiro (grama) do xadrez humano.

9º ano


Programa de incentivo à manutenção da escola
Maio a novembro
Direção e Coordenação

Direção e coordenação (reunir-se para definição das normas do concurso).
Vespertino (Elza, Lurdes e Alessandra)
Matutino (????)
Poemas sobre cuidados e valorização da escola

Sidnei

Turma?
Mapa dos biomas
Maio
Rael e Rosemir
Pintar o mapa de biomas no pátio
Plantar vegetais específicos de cada bioma, distribuídos no pátio conforme sua localização geográfica (ponto cardeal) correspondente.
8º e 9º
Bandeira da Escola
Maio e junho
Conceição
Sammer
Concurso de criação da bandeira da escola
(cores do município são azul e amarelo, ver uma terceira cor para ser a da escola)
6º ao 9º
Matutino e vespertino
Patrimônio Público
Maio e junho
Sueli
(ensino religioso)
Estudar o que é patrimônio público e sua Legislação
Produzir uma legislação de cuidados internos do patrimônio escolar
7º, 8º e 9º
Vespertino
Matemática na escola
Junho
Débora
Produção de desenhos sobre elementos da matemática (geometria, símbolos etc)
6º ano
Matutino e vespertino



























































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